sexta-feira, 31 de maio de 2013

A turma M3  e JA  está desenvolvendo o projeto “Na Festa do Sapato – Encanto e História”. O projeto tem a finalidade de valorizar a história de nossos antepassados, bem como o estudo da evolução do calçado através dos tempos e a valorização da cultura calçadista de nossa região.     
Através da parceria com as famílias, várias lembranças foram coletadas (fotos, primeiros sapatos e algumas histórias estão sendo  contadas...)
         A professora elaborou um questionário sobre o tema. Acompanhem as respostas trazidas para a sala de aula:


Senhores pais!
Relembrar é....................................viver

Pais iniciaremos nesta semana um projeto sobre “A Festa do Sapato” e para tanto contamos com a sua colaboração, para a resposta aos questionamentos e coleta de “lembranças”.

üQual foi seu primeiro sapato? Descreva características, cor, solado...

Mãe da aluna Luisa Mallmamm: Foi uma sandália de couro branca, antes também tive sapatinhos de lã.
Pai da aluna Luisa Malmann: Sapatinho de couro Branco
Eduarda, irmã da aluna Luisa Malmamm: Foi um sapato branco de couro e uma sandália branca de cetim  (ambos usados no Batizado)/
Luiza Malmamm: Sapatilhas de lã e uma botinha de tecido rosa com detalhes de lã rosa.


O pai do aluno Cristiano Barbosa elaborou um banner para mostrar aos colegas como eram os sapatos que seus pais usaram quando crianças, que eles usaram e os sapatinhos que o Cristiano usou.





 
ü    Alguém na família trabalha em fábrica de calçado ou realiza atividade relacionada com o calçado? Descreva a função:     
Percebemos que vários familiares trabalham em atividades relativas ao calçado, representantes comerciais, na área da qualidade, importação e exportação e na própria produção do calçado.


ü    Quais os sapatos preferidos da família?

Pai da aluna Luisa Malmann: tênis
Mãe da aula Luisa Malmann: sapato de salto alto fino, Anabela
Luiza Malmann: Botas
Eduarda Malmann, irmã da aluna Luisa Malmann: Sandália com saltinho

Nesta entrevista o avô da aluna Luisa Malmann digitou uma resposta que gostaríamos de colocá-la na íntegra:



Em sala de aula a professora continuou o projeto e fez o seguinte levantamento com os alunos:

O QUE NÓS JÁ SABEMOS SOBRE OS SAPATOS?                                                

* Existem sapatos de meninos e de meninas ( feminino e masculino);
* Sapatos de verão: chinelos, sandálias e sapatilhas
* Sapatos de inverno: tênis, botas e sapatilhas c/ meia
* Existem muitos tipos de  sapatos (modelos)
* O sapato é feito de cola, couro, seda , com “serviço” , costura e que tem muitas lojas de calçado no centro.


Elaboração de um gráfico com o tema: Com qual sapato eu vim para a escola hoje?





2 comentários: