A turma M3 e
JA está desenvolvendo o projeto “Na
Festa do Sapato – Encanto e História”. O projeto tem a finalidade de valorizar
a história de nossos antepassados, bem como o estudo da evolução do calçado
através dos tempos e a valorização da cultura calçadista de nossa região.
Através da parceria com as famílias, várias lembranças
foram coletadas (fotos, primeiros sapatos e algumas histórias estão sendo contadas...)
A professora elaborou um questionário sobre
o tema. Acompanhem as respostas trazidas para a sala de aula:
Senhores pais!
Relembrar
é....................................viver
Pais iniciaremos nesta semana um projeto sobre “A
Festa do Sapato” e para tanto contamos com a sua colaboração, para a resposta
aos questionamentos e coleta de “lembranças”.
üQual foi seu primeiro sapato? Descreva
características, cor, solado...
Mãe da aluna Luisa Mallmamm: Foi uma sandália de couro branca, antes também tive
sapatinhos de lã.
Pai da aluna Luisa Malmann: Sapatinho de couro Branco
Eduarda, irmã da aluna Luisa Malmamm: Foi um sapato branco de couro e uma sandália branca de
cetim (ambos usados no Batizado)/
Luiza Malmamm: Sapatilhas de lã e uma botinha de tecido rosa com
detalhes de lã rosa.
O pai do aluno Cristiano Barbosa elaborou um banner
para mostrar aos colegas como eram os sapatos que seus pais usaram quando
crianças, que eles usaram e os sapatinhos que o Cristiano usou.
ü Alguém na família trabalha em fábrica de
calçado ou realiza atividade relacionada com o calçado? Descreva a função:
Percebemos que vários familiares trabalham em
atividades relativas ao calçado, representantes comerciais, na área da
qualidade, importação e exportação e na própria produção do calçado.
ü
Quais os
sapatos preferidos da família?
Pai da aluna Luisa Malmann: tênis
Mãe da aula Luisa Malmann: sapato de salto alto fino, Anabela
Luiza Malmann:
Botas
Eduarda Malmann, irmã da aluna Luisa Malmann: Sandália com saltinho
Nesta
entrevista o avô da aluna Luisa Malmann digitou uma resposta que gostaríamos de
colocá-la na íntegra:
Em sala de aula a professora
continuou o projeto e fez o seguinte levantamento com os alunos:
O QUE NÓS JÁ SABEMOS SOBRE OS SAPATOS?
O QUE NÓS JÁ SABEMOS SOBRE OS SAPATOS?
* Existem sapatos de meninos
e de meninas ( feminino e masculino);
* Sapatos de verão: chinelos,
sandálias e sapatilhas
* Sapatos de inverno: tênis,
botas e sapatilhas c/ meia
* Existem muitos tipos
de sapatos (modelos)
* O sapato é feito de cola,
couro, seda , com “serviço” , costura e que tem muitas lojas de calçado no centro.
Elaboração de um gráfico com o tema: Com qual sapato
eu vim para a escola hoje?
Eu me lembro muito bem desse projeto!! Bons tempos :)
ResponderExcluirSó para avisar, sou eu, a Luísa Mallmann
Excluir